Como faço para estudar na UERJ?

R:  Para ingressar na UERJ é necessário ser aprovado no Vestibular Estadual. Alunos de outras Universidades também podem ingressar na UERJ através de Transferência Externa.
Para informações sobre o vestibular, acesse www.vestibular.uerj.br
Para informações sobre transferência externa, acesse www.daa.uerj.br


Como posso tirar dúvidas sobre meu curso? (Horário, vagas, inscrições em disciplinas etc.)

R: O aluno pode entrar em contato com a secretaria de seu curso. No guia dos cursos o aluno pode encontrar os referidos contatos.


Preciso de ajuda com problema acadêmico (nota, disciplina, professor). O que eu faço?

R: Caso o aluno tenha problemas de ordem acadêmica, é necessário buscar o coordenador do curso para orientação.


Tenho interesse em me candidatar a bolsas (iniciação científica, monitoria e iniciação à docência). O que eu faço?

R: O aluno que queira obter informações sobre essas bolsas deve entrar em contato com o CETREINA, site www.cetreina.uerj.br
Endereço: Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã, Rio de Janeiro – RJ
Atendimento: De segunda à sexta – Horário: 09:00 às 19:00 horas
Secretaria: 2334-2140 / E-mail: cetreina@uerj.com
Coordenação: 2334-0146 / E-mail: cetreina@gmail.com


 

Como é feita a indicação da posição da fila de atendimento no SISREG?

R: A ordenação na fila é feita por Procedimento, sendo priorizados os casos de acordo com a classificação de prioridade (Vermelho, Amarelo, Verde e Azul) e com data de solicitação mais antiga.
A ordenação da regulação é feita pelo médico regulador da unidade solicitante da atenção primária e/ou do nível central.


Como ser atendido no Hospital Universitário Pedro Ernesto ?

R: Inicialmente cabe informar que o HUPE não possui emergência, desta forma em caso de emergência o paciente deverá procurar a UPA mais próxima ou hospitais que possuam emergência aberta.

Pacientes de 1ª vez devem, obrigatoriamente ser encaminhados através do sistema de regulação (SISREG ou SER). Para isso devem procurar uma Clínica da Família, Centro Municipal de Saúde (CMS), Posto de Saúde, próximo à sua residência.

SISREG (Sistema de Regulação): solicitações de Consultas em Especialidades Médicas, Odontológicas, em Saúde Mental, Fisioterápicas, Fonoaudiológicas, em Reabilitação bem como Exames de Imagem, Endoscopias e Biópsias devem ser feitas pelas unidades de atenção primária de referência do paciente no Sistema Nacional de Regulação (SISREG). Fonte: Transparência SISREG
SER (Sistema Estadual de Regulação): Solicitações de Consultas de Alta Complexidade (cirurgia cardíaca, Cateterismo, Cirurgia Bariátrica, Epilepsia grave, Gestação de Alto Risco Estratégico, Neurocirurgia, Ortopedia, Traumatologia e Oncologia) – Devem ser feitas pelas unidades de atenção primária de referência do paciente no Sistema Estadual de Regulação (SER). Fonte: Transparência SISREG
Para mais informações sobre o HUPE acesse www.hupe.uerj.br


Como ser atendido na Policlínica Piquet Carneiro?

R: A Policlínica Piquet Carneiro está inserida na rede de atenção à saúde do município do Rio de Janeiro como Unidade de Atenção Secundária, realizando consultas e serviços ambulatoriais especializados.

A porta de entrada passou a ser feita através do Sistema de Regulação (SISREG) que concentra as vagas oferecidas por Hospitais, Policlínicas e Laboratórios de toda a rede de saúde do município do Rio de Janeiro visando a hierarquização dos serviços, maior controle do fluxo de pacientes e otimização na utilização dos recursos.

Seguindo esta lógica, as consultas de primeira vez disponíveis nas diversas especialidades são marcadas apenas através do SISREG, a partir das solicitações feitas pelas unidades de atenção básica, ou seja, postos de saúde e clínicas de família.

Para mais informações: (21) 2566-7347.telefone: (21) 2868-8000


Como ser atendido na Faculdade de Odontologia?

R: A seleção de pacientes novos é baseada na necessidade acadêmica da Faculdade, uma vez que somos uma Unidade de Ensino e não uma Unidade de Saúde. De acordo com a demanda das clínicas, algumas vagas para pacientes novos são abertas no início dos períodos letivos, nos meses de março e julho. O atendimento aos pacientes é feito por alunos de graduação e pós-graduação, sob supervisão dos professores.

Dando suporte ao atendimento clínico das disciplinas de graduação e pós-graduação, temos os Serviços de Triagem, Radiologia, Fonoaudiologia, Laser odontológico, Emergência, Patologia, Serviço de Atendimento ao Paciente (SAP) e Laboratório de Prótese.

Para maiores informações sobre os tratamentos oferecidos pela Faculdade de Odontologia da Uerj, entrar em contato com a Secretaria da COE através do telefone ou do site abaixo:

Telefone: 2868-8287
E-mail: fouerj.coe@uerj.br

Como faço para dar entrada no Abono Permanência?

R: Caso o servidor se enquadre nas condições para solicitar o Abono Permanência, o formulário próprio deve ser apresentado à SGP através do e-mail atendimento@sgp.uerj.br.
Confira todas as informações em Abono Permanência na página da SGP.


Como faço para dar entrada em minha Aposentadoria?

R: Caso o servidor se enquadre nas condições para solicitar a Aposentadoria Voluntária, o formulário próprio deve ser apresentado à SGP através do e-mail atendimento@sgp.uerj.br.
Confira todas as informações em Aposentadoria Voluntária na página da SGP.


Como faço para requerer minhas Férias (como servidor estatutário)?

R: O servidor, com a autorização de sua chefia imediata, deverá solicitar suas férias junto à Unidade, que efetuará a marcação diretamente no Sistema de Gerenciamento de Recursos Humanos (SGRH). Caso o sistema não permita a marcação, ou em caso de alteração/cancelamento de férias, a chefia deverá encaminhar a solicitação ao Serviço de Frequência (SEFREQUE), exclusivamente por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI-RJ).
Confira todas as informações em Férias de Servidor Estatutário na página da SGP.


Todos os serviços prestados pela Superintendência de Gestão de Pessoas podem ser consultados, clicando aqui.

Skip to content